sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A Rua é nós! Emicida no FSB2011


   O Festival Suíça Bahiana traz na sua grade um dos maiores expoentes do rap do Brasil: O Emicida! Ele tocará no sábado do evento, juntamente com Versu2, Rashid e Marechal, grandes nomes do Hip Hop do país. O nome "Emicida" é uma fusão das palavras "MC" e "homicida". Por causa de suas constantes vitórias nas batalhas de improvisação, seus amigos começaram a falar que ele era um "assassino", e que "matava" os adversários através das rimas.

   O Emicida é conhecido por ser o cara das rimas imediatas, por seu afeito do “Faça você mesmo”, criando as suas próprias mixtapes e sair vendendo as 30 mil cópias de mão em mão, por trabalhar com as redes sociais melhor do que ninguém (mais de 100 mil seguidores no twitter), por não ter preconceitos na hora de fazer parcerias, por ter clipes muito bem produzidos e com milhões de views...Muitas coisas já se passaram na vida desse menino franzino vindo das favela do Rio de Janeiro e que hoje desponta como Artista do Ano pelo VMB, que aconteceu ontem e foi marcado pela reforma agrária da música.

   O cara foi escolhido como o primeiro rapper brasileiro a tocar no Festival Coachella 2011, nos EUA, Calfórnia. Já nos festivais brasileiros, ele está sempre presente e sempre consegue boas críticas, como foi no Rock In Rio 2011. Seus clipes estão sempre no topo das paradas e concorrendo aos prêmios. "Rua Augusta, Triunfo, Então Toma são exemplos disso.
 

   O predicado maior do melhor do rap, que é transformar o cotidiano numa ficção crível e envolvente tem um colosso de exemplo na obra do Emicida. Sua capacidade de adaptação aos ambientes pelos quais circula, e a criação que ele consegue fazer a partir disso o colocam entre os grandes. Muito disso tudo, tanto em termos musicais quanto em matéria de negócios, vem também por ele ter entendido e colocado a levada (o que os norte-americanos tratam por “flow”) como a centralidade fundamental de suas composições. O balanço entre base, voz e letra, a malandragem da interpretação com os respiros e ataques. O rap brasileiro já apresentou e constantemente apresenta mestres da ginga vocal, mas o Emicida o faz sem que soe como malabarismo técnico. Ele faz com que coisas difíceis pareçam naturais, fluidas. E é assim que ele lida com a sua carreira também. Com afinco e gana – e de um jeito que as pessoas olham e o vêem no sapatinho. É porque o embaixador das ruas é o cara mais trabalhador do show business do Brasil. Pra quem já mordeu cachorro por comida, até que ele tem chegado longe!



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More