sábado, 17 de setembro de 2011

Festival Suíça Bahiana é destaque no IBahia

O site IBahia.com divulgou nessa última semana uma matéria sobre Festivais baianos e colocou o FSB como o festival com a melhor grade de atrações do ano na Bahia! Confira a matéria:

"Num segundo semestre recheado de boas opções, mais festivais baianos divulgam suas programações (veja todos eventos previstos para a Bahia neste segundo semestre). O grande destaque é para o Festival Suiça Baiana, realizado em Vitória da Conquista e com a melhor grade do ano por estas terras. Em Salvador, o festival Lado BA cresce em sua segunda edição, enquanto o Conexão Vivo promove um novo evento, agora no Pelourinho.

Apostando em nomes novos, mesclado a veteranos de respeito, o Festival SuíçaBaiana reúne no final de outubro alguns dos artistas que se destacaram esse ano no cenário baiano, comoMaglore, Suinga e Pirigulino Babilake, além do rap doVersu2. Também estão programados alguns nomes vindos de outros estados que vem chamando atenção nos últimos anos, caso da bandas goianas Gloom eMugo; da Transmissor, de Minas; os paranaenses daNevilton; Talma & Gadelha, do Rio Grande do Norte,Facada, do Ceará; os gaúchos do Apanhador Só;Nantes, de Sergipe. Além de outros nomes mais rodados, como Canastra (RJ), Clube de Patifes, de Feira de Santana, e o country alternativo dos paranaenses do Hillbilly Rawride.
A cereja do bolo são os headliners, – Autoramas + BNegão, juntos num mesmo palco; o punk do Ratos de Porão e o novo grande nome do rap, Emicida -, nomes já mais consagrados, que dão uma demonstração que o festival dá um passo à frente para entrar entre os grandes eventos do ano na Bahia. Há ainda uma atração surpresa que a produção promete (possivelmente um artista internacional). O bacana é que mesmo crescendo, o Suiça Baiana, que é produzido por um coletivo de mesmo nome com apoio do circuito Fora do Eixo, mantém a característica marcante dos festivais independentes, investindo também nos cenários de sua cidade. No caso, as bandas conquistenses Os Barcos, Cama de Jornal, Ladrões de Vinil, entre outras. O festival este ano melhora não só em qualidade, mas também de tamanho. Nesta segunda edição, a expectativa são três mil pessoas por noite, com espaço para camping e provavelmente uma tenda eletrônica.
FESTIVAL SUÍÇA BAIANA(www.festivalsuicabahiana.blogspot.com)
28/10 – sexta-feira
Garboso (BA)
Nantes (SE)
Transmissor (MG)
Nevilton (PR)
Gloom (GO)
Apanhador Só (RS)
Maglore (Salvador)
Os Barcos (BA)
AUTORAMAS + BNEGÃO (RJ)
29/10 – sábado
Randômicos (BA)
Versu2 (BA)
Talma & Gadelha (RN)
Suinga (BA)
Canastra (RJ)
Pirigulino Babilake (BA)
ATRAÇÃO SURPRESA
Ladrões de Vinil (BA)
EMICIDA (SP)
30/10 – domingo
Distintivo Blue (BA)
Mugo (GO)
Clube de Patifes (BA)
Clamus (CE)
Maldita (RJ)
Facada (CE)
Hillbilly Rawride (PR)
Cama de Jornal (BA)
RATOS DE PORÃO (SP)
Festivais em Salvador - Causou inveja em muita gente de Salvador a programação do Suiça Baiana. Com razão, a capital baiana hoje não tem um festival desta magnitude, pelo menos não com essas características: três dias de duração, com tantos artistas interessantes e para um público deste tamanho. No entanto, a quantidade de eventos e festivais na capital baiana, continua melhorando muito. Um festival que acaba de soltar sua programação e já demonstra que veio pra ficar, é o Lado BA. Em sua primeira edição, ano passado no Pelourinho, o evento reuniu nomes locais, como O Círculo, Radiola e Subaquático, além de um convidado de fora, o cantor alagoano Wado. Este ano, o festival ganha mais um dia, começando dia 22 de setembro, no Cine Solar Boa Vista, com o paulistaPedra Branca e uma banda local ainda não definida. Nos dia 23 e 24, o festival segue para o Portela Café, no Rio Vermelho, com as seguintes atrações no primeiro dia: Vandex e Ronei Jorge, de Salvador, e a bandaCérebro Eletrônico, de São Paulo. No dia segunte, se apresentam Suinga e Radiola, de Salvador, e Zé Cafofinho e Suas Correntes, de Pernambuco.
FESTIVAL LADO BA
22/09 – quinta-feira – Cine Solar Boa Vista

Pedra Branca (SP) e banda local
23/09 – sexta-feira – Portela Café
Vandex (BA)
Ronei Jorge (BA)
Cérebro Eletrônico (SP)
Dia 24/09 – sábado – Portela Café
Suinga (BA)
Radiola (BA)
Zé Cafofinho e Suas Correntes (PE)
Conexão Vivo – Assim como em sua primeira edição deste ano, o Conexão Vivo volta com outra série de shows em setembro, mas desta vez no Pelourinho. Não é bem um festival, mas parece. O Conexão, como já falamos aqui, acontece na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. Marcado por encontros entre artistas, o evento começa no dia 16 com a sambista Juliana Ribeiro recebendo Nego Henrique e Emerson Calado, percussionistas pernambucanos que integravam o grupo Cordel do Fogo Encantado. A noite segue com o grupo mineiro Cobra Coral, os músicos também mineiros Wilson Dias e Pereira da Viola recebendo a cantora Patrícia Sene (SP) e o paraense Marcos André com o carioca Humberto Araújo.
O dia seguinte segue com mais encontro, começando com o mineiro Vitor Santanarecebendo o músico carioca Pedro Sá e o baiano Jota Veloso. A cantora baianaSandra Simões chama ao palco a paulista Fabiana Cozza, enquanto Sergio Santos, outro nome de Minas Gerais, convida o paulista André Mehmari. Quem encerra a noite é a cantora baiana Márcia Castro, que repete a dose do show que fez na etapa do Conexão da Pituba e recebe novamente cantoras, dessa vez Rita Ribeiro, Ana Cañas e Marcela Bellas. No último dia, alguns dos encontros que mais prometem, começando com o mineiro Deco Lima e o pernambucano Fred 04, líder da banda Mundo Livre S/A.Lucas Avelar convida o rapper mineiro Flávio Renegado, enquanto a banda Graveola e o Lixo Polifônico (MG) recebe o grande Jards Macalé. Para encerrar o evento, a cantora carioca Sílvia Machete recebe o músico Moreno Veloso. Se você se surpreendeu com o número de mineiros, há uma explicação. O Conexão Vivo tem origem em Minas Gerais, é produzido por mineiros e tem forte apoio do Fórum de Música de Minas, algo que poderia servir de exemplo de como mobilização em conjunto pode render frutos.
CONEXÃO VIVO
16/09 – sexta-feira – às 18h30
Juliana Ribeiro (BA) convida Nego Henrique (PE) e Emerson Calado (PE)
Cobra Coral (MG)
Wilson Dias e Pereira da Viola (MG) convidam Patrícia Sene (SP)
Marcos André (PA) convida Humberto Araújo (RJ)
17/09 – sábado – às 18h30
Vitor Santana (MG) convida Pedro Sá (RJ) e Jota Veloso (BA)
Sandra Simões (BA) convida Fabiana Cozza (SP)
Sergio Santos (MG) convida André Mehmari (SP)
Márcia Castro (BA) convida Rita Ribeiro, Ana Cañas e Marcela Bellas
18/09 – domingo – às 18h30
Deco Lima (MG) convida Fred 04 (PE)
Lucas Avelar convida Flávio Renegado (MG)
Graveola e o Lixo Polifônico (MG) convida Jards Macalé (RJ)
Sílvia Machete (RJ) convida Moreno Veloso (BA)"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More